terça-feira, 3 de dezembro de 2013

É preciso ter humildade - Entrevista exclusiva, Bispo Edir Macedo

Em entrevista exclusiva, bispo Edir Macedo explicou por que essa qualidade é fundamental ao ser humano

Para conquistarmos a Salvação, é necessário que sejamos humildes, não no sentido socioeconômico, mas espiritualmente. A humildade nos capacita a sermos verdadeiros com nós mesmos e a aceitarmos que somos dependentes de Deus.
Se nos apoiamos em nosso próprio orgulho e acreditamos que podemos viver sem Deus, não nos atentamos ao fato de que, em algum momento, poderemos falhar, ou que alguma adversidade pode nos levar ao fundo do poço. E se isso acontecer, por estarmos longe de Deus, nosso fracasso será inevitável.
O bispo Edir Macedo falou com exclusividade sobre o tema. Acompanhe a entrevista:
Universal.org: O que a humildade tem a ver com a Salvação da alma?
Bispo Macedo (BM): Não há condição de a pessoa ser salva sem ser humilde. Primeiro ela tem que ser humilde. O Senhor Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” Mateus 5.3
O Reino dos Céus é a Salvação. A porta de entrada para o Reino dos Céus é a humildade. Por isso a pessoa deve ser humilde para aceitar crer num Deus invisível, que não se sente, não se pega, e, assim, ter acesso a esse Deus infinito e invisível. Ela tem que ter humildade para reconhecer que Ele existe e Se torna galardoador dos que O buscam. Isso é humidade. A pessoa tem que ter humildade para conquistar o Reino de Deus. Não tem outra saída.
Universal.org: Como a pessoa pode encontrar a verdadeira humildade?
BM: Todo mundo que está salvo, está salvo porque se encontrava no fundo do poço e se via perdido. A pessoa, para ser salva, tem que reconhecer que está perdida e que precisa de Salvação.
Universal.org: Então, a humildade não tem nada a ver com a personalidade da pessoa?
BM: Não, tem a ver com reconhecimento. A humildade não está relacionada à condição socioeconômica. A humildade é de espírito, uma humildade interior, íntima, que é uma coisa pessoal.
Universal.org: Por que Jesus disse que é tão difícil um rico entrar no Reino dos Céus?
BM: Porque o rico não tem humildade. Ele tem dinheiro e confia no dinheiro. Então, a humildade dele inexiste. Só por conta disso ele não entra. Não é que Deus proíba o rico de entrar no Reino dos Céus, o problema é que ele confia na riqueza, e para deixar de confiar na riqueza e confiar no Deus invisível, ele tem que ser humilde.
Universal.org: Para a fé funcionar, deve ser arrojada. Como podemos fazer, então, um paralelo entre essa fé e a humildade?
BM: A pessoa só tem fé agressiva se for humilde, porque essa fé agressiva vem de Deus. E Deus só doa o poder dEle aos humildes. Ele não vai doar o Seu poder para quem é pedante, orgulhoso, porque aí a pessoa vai confiar nela e não no poder de Deus. A pessoa só tem acesso a essa fé arrojada se ela for humilde. Se ela não for humilde, ela não tem condição de ter fé, porque a fé vem do Espírito Santo.
Universal.org: Como a pessoa pode entender que precisa reduzir o seu “eu” para que Deus possa crescer nela?
BM: Para isso, a pessoa tem que descer ao fundo do poço, tem que começar do zero. Se ela não descer ao fundo do poço, não vai ser humilde. Porque é no fundo do poço que ela reconhece que não tem escapatória, não tem para onde fugir, não tem saída. Então, se ela olha para um lado, olha para o outro e não vê saída, obrigatoriamente, vai ter que olhar para o Alto.
Quando ela olha para o Alto e pede a Deus ajuda, aí é que entra a humildade, o reconhecimento. Ela pensa: “É, realmente errei, preciso de Ti, estou desesperada, não tem saída para mim, só o Senhor pode me ajudar. Se o Senhor existe, me ajude!” É aí que entra a humildade, mas essa humildade só é possível para a Salvação quando a pessoa estiver no fundo do poço. Aí ela é liberta desse fundo de poço e Deus concede a ela a fé arrojada para tomar posse das demais bênçãos.
Universal.org: Qual o maior objetivo da fé?
BM: A maior grandeza da fé não é a conquista material, a conquista do sucesso. A maior conquista da fé é a Salvação. Esse é o fim da nossa fé, é o objetivo da fé. A vida eterna não é uma coisa gratuita, não cai do céu para todo mundo, mas é algo de que você tem que tomar posse. Paulo disse: “Toma posse da vida eterna...” (1 Timóteo 6.12) Jesus confirmou isso quando disse: “... o Reino dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” Mateus 11.12
A fé tem os seus mistérios, mas o objetivo dela é a Salvação eterna. É o fundamento dela. É por isso que ela vem de Deus, não do homem, nem da ciência, mas de Deus. É Ele quem nos dá essa fé. Cabe a cada um de nós guardar essa fé para tomar posse da vida eterna. E isso é uma coisa pessoal, uma guerra pessoal. Então, vamos enfrentar o inferno para chegar lá, mas temos força para isso.
Universal.org: Ainda sobre fé, muitas pessoas conquistam aquilo que almejam, mas acabam perdendo, de uma maneira ou de outra. Nesse caso, o que elas podem fazer para manter aquilo que conquistam?
BM: Veja o caso do povo de Israel. Digamos que tenham saído 3 milhões de pessoas do Egito, mas só duas entraram na Terra Prometida. A Terra Prometida é Jesus. O deserto pelo qual eles passaram, durante 40 anos, são as tribulações, as dificuldades, os infernos que temos que enfrentar a cada dia. Para prevalecer e permanecer nessa conquista até o fim, perseverando até o fim, a gente tem que estar firme na fé, porque os adultos que saíram do Egito não conseguiram manter-se nela, mesmo tendo visto as maravilhas de Deus.
Universal.org: Trazendo a história do povo de Israel, que saiu do Egito, para os dias de hoje, como poderíamos definir esse deserto na atualidade?
BM: Fazendo uma analogia dessa travessia do deserto, é a nossa própria travessia. Estamos atravessando esse deserto também para chegar à Salvação, a Jesus. Temos que enfrentar os desertos com seus escorpiões, cobras, lagartos... E quando chegarmos à Terra Prometida, temos que vencer os cananeus, os filisteus, os inimigos, enfim, para nos mantermos lá.
(*) Colaborou Daniel Cruz

O Blog Amigos da Universal quer saber a seu COMENTÁRIO sobre o artigo! Obrigado. Volte sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...